Guachimontones, Jalisco, México

A cerca de 40 km da cidade de Guadalajara, encontra-se o sítio arqueológico de Guachimontones.
A forma cónica dos seus lugares cerimoniais, faz com que este sítio seja diferente a todos os que visitámos anteriormente. Apesar de pequeno, este lugar  reveste-se de um misticismo especial, sobretudo devido às suas pirâmides construídas com a forma de circulos concêntricos. A forma como se construiu o local foi, dizem alguns, baseado no movimento dos astros e, segundo outros, representando força e movimento, identificados com a fertilidade.
Apesar de ainda muito pouco estudado, pois somente se iniciaram as escavações em 1999, presume-se que a sua construção se tenha iniciado por volta de 350 a.c. e o seu declínio se tenha dado por volta do século VI d.c., mas que o seu abandono completo tenha sucedido somente no século X d.c.
Agora que estamos praticamente de saída de Guadalajara rumo a San Luis, esta foi uma magnífica maneira de despedirnos desta fantástica cidade e desta gente Tapatia que tão maravilhosamente nos recebeu, neste últimos 2 meses.
Foi um momento de calma e reflexão. Tempo para recarregar energias e preparar desta maneira tão pacífica as próximas etapas e ao mesmo tempo comungar com esta família Navarro que tão bem nos recebeu uns momentos de tranquilidade, que terminaram com um belo picnic de “tortas ahogadas” (uma delícia tapatia) junto ao lago de la Vega.
Foi também um cenário ideal para algumas fotografias e para que a Amália Frida se pudesse exibir junto com a sua amiguinha.

Abraços e boas viagens…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s