Panamá Viejo e Casco Antiguo

Panama la Vieja

“Panamá Viejo” ou “Panamá La Vieja” é um conjunto de edifícios em ruinas no meio de um parque verde encurralado entre enormes edifícios modernos, de um lado, e a tranquila Baía do Panamá, de outro.

Em meados do século XVII o infame pirata Capitão Henry Morgan atacou violentamente a Cidade do Panamá. A primeira cidade colonial do Pacífico Americano foi então completamente destruída e os Espanhóis viram-se obrigados a escolher uma nova localização para o seu mais valioso entreposto comercial.

A cerca de 10 km, a protecção de uma barreira de corais permitiu à Coroa Espanhola fundar, então, a 2ª Cidade do Panamá, o agora chamado Casco Antiguo.

No meio de uma cidade cosmopolita e de arranha-céus que quase nos fazem esquecer que estamos na América Central, surge este pequeno recanto que sobressaí na Baía do Panamá.

Depois de passear nos jardins de Panamá Viejo, apanhámos um “Diablo Rojo”, os já em extinção autocarros escolares Estado Unidenses que no Panamá, mas também noutros países da América Central, se mascaram e se tranformam em arte ambulante e que foram durante algumas décadas o transporte público mais comum dos Panamenses. Apesar de serem, segundo nos dizem, já muito menos do que os que circulavam anteriormente, continuam a dar uma cor especial à cidade com as suas pinturas garridas e desenhos extremamente gráficos.

Saímos junto ao Mercado do Marisco e viramos à esquerda onde a magnífica, mas bastante simples efígie do Palácio Presidencial e da torre da Catedral anunciam a proximidade deste relaxante ponto colonial da cidade. Por entre as ruelas do Casco Viejo e os seus edíficios coloniais, quase podemos regressar no tempo e imaginar o passar lento do tempo tal qual ocorria há 4 séculos atrás.

Pormenor de uma varanda no Casco Viejo

Era Dia dos Defuntos quando visitamos este lugar, por isso, havia muito pouca gente a visitar o Centro Historico e estava proibida a venda de alcool, pelo que para acompanhar algumas das iguarias Panamenses que tivemos o prazer de provar (Ropa Vieja e Mondongo) somente nos restou pedir um Ginger Ale e depois terminamos a tarde com um frapuccino.

Anúncios

One thought on “Panamá Viejo e Casco Antiguo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s