Bogotá

Depois de tantos meses de calor, por vezes sufocante, chegar a Bogota foi, literalmente uma lufada de ar fresco. Já tínhamos saudades do frio e nada melhor do que o fresquinho de uma cidade a 2600m de altitude, devidamente decorada com milhões de luzes de Natal para nos encher de nostalgia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A cidade de Bogotá, uma das maiores do Continente, é uma cidade muito verde, com árvores e parques por todo lado, mas é também uma cidade assolada pelo inferno do tráfico.

Nós andámos sobretudo a pé, de bicicleta e de Transmilenio (a rede de transporte público da cidade) e tem sido, sem dúvida a melhor maneira de conhecer a cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

Uma visita à Candelária, o bairro no centro histórico é uma experiência fascinante. A visita guiada que a Secretaria de Turismo da cidade oferece sem qualquer custo é altamente recomendável. Cada esquina tem uma história, infelizmente a maior parte relacionada com confrontos, manifestações e rebeliões que contadas agora apenas relatam a estoicidade dos seus heróis, mas que em dado momento foram a causa de muito sofrimento e sangue derramado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

Pudemos conhecer a famosa história do Floreiro que deu origem ao grito da independência, mas também a morte de Eliecer Gaitán e o Bogotazo, onde o povo se rebelou e arrasou a cidade, cujo confronto mais importante levou à destruição total do primeiro Palácio de Justiça da cidade. O actual Palácio é já o 3º que a cidade conhece, depois da destruição dos 2 primeiros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

O Museu do Ouro é também um ponto essencial da cidade. Os ourives pre-colombinos deixaram um legado impressionante e a sua arte de trabalhar o ouro é intemporal e impressiona pela qualidade do trabalho executado.

Estar em Bogotá e não visitar o Museu Botero é imperdoável. Além das suas obras, Botero doou à cidade toda a sua colecção pessoal, onde se incluem vários quadros e esculturas de Dali, Picaso, Renoir, Degas ou Miró, com a única condição que a entrada ao museu fosse grátis para todos os visitantes. Ao lado, a Casa da Moeda oferece uma retrospectiva à origem e desenvolvimento das moedas e notas do país ao longo dos tempos. No final não se esqueçam de pedir ao guarda que está à porta “un recuerdo” e ele muito amavelmente lhes oferecerá uma moeda de souvenir. Ou seja, além da entrada grátis, ainda temos direito a uma prenda no final.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA O

 

 

 

 

 

 

 

A volta pelo Centro não podia ter terminado melhor. Uma visita ao interior do Palácio Municipal recebeu-nos com uma exposição temporal sobre Gabriel Garcia Marquez, comemorando os 30 anos do seu Prémio Nobel, incluindo uma representação de um dos seus contos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas esta cidade não é só cultura e história. Os rolos (habitantes de Bogotá) são conhecidos pela festa ou como eles lhes chamam, A Rumbia. E que melhor local para passar uma noite divertidíssima que no Andres Carne de Res. Um restaurante que se encontra nos arredores da capital e que de restaurante rapidamente se transforma em bar e discoteca. Um cenário tão confuso que não é possível decifrar o tema, mas em que surpreendentemente tudo se parece conjugar para transformar-se no lugar perfeito para que toda gente se desiniba e possa bailar durante horas a fio. E, só para terem ideia do tamanho da coisa, imaginem que o local é atravessado literalmente por 2 estradas e o menu mais parece um livro de desenhos animados com mais de 30 páginas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

Não podíamos terminar o texto sem agradecer ao Rui que nos recebeu em sua casa e com quem passamos uns belos serões e nos guiou até alguns sítios míticos da cidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

 

 

 

 

 

 

 

 

Chévere!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 thoughts on “Bogotá

  1. Caros amigos Joao e Sol Seguramente que vao passar um Bom Natal e o Ano Novo ser de arromba por certo. Deste canto cheio de incertezas, envio_vos um abrao e votos de sade e sucesso. Boa sorte. Abraco VA No dia 21 de Dez de 2012 01:20, 1000 destinos, 1000 histrias escreveu: > > Joo e Sol posted: “Depois de tantos meses de calor, por vezes sufocante, chegar a Bogota foi, literalmente uma lufada de ar fresco. J tnhamos saudades do frio e nada melhor do que o fresquinho de uma cidade a 2600m de altitude, devidamente decorada com milhes de luz” >

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s