Como passamos o Natal e o “Eje Cafetero”

OLYMPUS DIGITAL CAMERAJá nos tínhamos resignado à ideia de que o Natal o íamos passar os 3 (João, Sol e Amália Frida) sozinhos. Mas tal não foi o caso. Quando estávamos no Parque Tayrona, sobre o qual já escrevemos num post anterior, ao final do dia, uma família de Bogotá acercou-se de nós e perguntou-nos de onde vínhamos e contamos-lhes a nossa história.

Mantive-mo-nos em contacto e durante a nossa estadia em Bogotá insistiram que passáramos a consoada com eles. Apesar de que já estávamos de saída, não poderíamos recusar oferta tão generosa.

A tantos milhares de quilómetros de casa, acabamos por passar o Natal em família. Um muito sincero obrigado a toda a família Lesmes.

Infelizmente, levamos a câmara mas esquece-mo-nos da bateria, por isso, este será um dos momentos que sempre guardaremos, mas somente na nossa caixinha de memórias internas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERASaímos então de Bogotá em direcção ao Eixo Cafeteiro.

Se Colômbia é um dos principais produtores de café do mundo, em todo o país, mas sobretudo aqui, nos arredores de Arménia, o que deviam exportar era amabilidade, pois creio que será muito difícil que nos acolham em algum lugar melhor do que como nos receberam aqui.

Em Arménia voltamos a recorrer ao Couchsurfing e encontramos 2 anfitriões incríveis.

Primeiro, Hernán, apesar de estar de saída da cidade, recebeu-nos durante uma noite. Conhecemos toda a família e, apesar do pouco tempo que estivemos juntos, sempre os recordaremos. Um caldito de frango e um vinho tinto acompanharam da melhor maneira uma conversa deliciosa cheia de histórias interessantes. No dia seguinte fomos recebidos por um simples, mas fantástico pequeno-almoço, que incluía um café magnifico, acabado de preparar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Depois de Hernán, ser recebido tão bem, na mesma área por outro Couchsurfer era somente uma ilusão. Mas, para nossa surpresa, Jorge e a sua família receberam-nos de uma maneira inigualável.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Mas não ficamos por aí  o seu cunhado, Pacho levou-nos a visitar o seu cafezal. Uma visita particular, pela mão do dono, em que ficamos a conhecer todo o processo de cultivo e produção de café, numa quinta muito tradicional, mas que como todos os cafeteiros na Colômbia sofre intensamente com o baixo preço do café, obrigados a vender abaixo do preço de custo. Apenas os mais estóicos aguentam com tenacidade esta crise, e por todo o lado já se vão vendo muitas quintas abandonadas e a produção nacional do café tem vindo a reduzir-se drasticamente.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Na quinta “Los Linares” ofereceram-nos um almoço delicioso que compensamos com uma ajuda na recolha de alguns grãos de café (bem, a verdade é que atrapalhamos mais do que ajudamos, mas nós preferimos acreditar que sim ajudamos).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Durante todo o dia fomos tomando um tinto delicioso produzido pelo próprio Pacho. Nota: Não pensem que andamos todo o dia bêbados… não, aqui, a uma taça de café de saco chama-se tinto.

A verdade é que tomamos tanto café que tínhamos energia para recorrer a quinta 2 ou 3 vezes. Claro que quando nos deitamos,nessa noite, dormimos como anjinhos.

Em casa de Jorge, foi dia de matança de porco e, apesar de que quando chegamos o animal já estava completamente desfeito ainda assistimos à preparação de uns chouriços frescos que tivemos a oportunidade de provar ao jantar e que estavam soberbos.OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sabemos que não podemos agradecer o suficiente estas experiências, sobretudo de quem abre a sua casa e comparte o intimo do seu lar e vários jantares de família com dois perfeitos estranhos, mas ainda assim tentamos e ao pequeno almoço preparamos umas rabanadas bem portuguesas para toda família. Além disso, aqui fica o convite, agora publicamente, para que nos visitem em Portugal onde nos daria muito gosto poder de alguma maneira retribuir toda a amabilidade com que nos trataram.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA lua também ajudou a tornar as noites ainda mais fantásticas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Uma última menção aos Willys que são parte integrante da história deste lugar e que continuam, alguns com mais de 60 anos, a ser o mais importante meio de transporte da região, usado para os trabalhos mais pesados.

Rechimba!!!!!

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

6 thoughts on “Como passamos o Natal e o “Eje Cafetero”

    • Muy estimado amigo Pacho,
      Lo que dijimos no es suficiente para agradecerles todo lo que hicieron por nosotros, enseñándonos vuestra tierra con tanto amor y cariño y recibiéndonos en su casa como se fuéramos familia.
      Un abrazo a todos,
      João y Sol

  1. Hola Sol y Joao, Gracias por sus palabras, que solo nos alientan a seguir demostrando a viajeros especiales como ustedes que lo mejor de Colombia es su gente y en especial su amabilidad y hospitalidad. Confiamos poder volver a vernos en algun lugar del mundo para compartir agradables momentos alrededor de unos tintos -cafe y vino-. Un abrazo de oso y un beso para los dos. Buena energia para el resto de la ruta y esperamos se esten gozando el Carnaval de Negros y Blancos que es muy especial.
    Un año 2013 lleno de logros personales, familiares y profesionales.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s