Amazónia ou como lhe chamam aqui “El Oriente”

A Amazónia é tão grande que mesmo depois de vários autocarros, a boleia de um carro da polícia e uma longa viagem de barco sabemos que estivemos somente à porta desta enorme selva.

O pulmão do planeta é um mundo fantástico com tanta biodiversidade que chega a inebriar-te.

Os ruídos da selva e a sua actividade vão mudando ao longo do dia e ao longo da noite, como se cada espécie tivesse o seu turno e à hora prevista entrasse ao trabalho na sua ordem, completando assim a sua missão.

Neste ciclo onde cada um tem a sua função e o bicho mais pequeno pode ser ao mesmo tempo predador e presa. A luta pela sobrevivência é parte da Natureza e as próprias plantas lutam entre elas, neste caso por luz ou por espaço para expandir as suas raízes.

A vida está presente em todos os detalhes e de um escaravelho morto vemos surgir as primeiras raízes de uma futura árvore. Uma simples árvore envolvida por heras, lianas, musgo, cogumelos, às vezes toca de animais, insectos, ou pássaros é por si mesmo um ecossistema.

O rio enche-se de piranhas, enguias eléctricas, caimanes, peixes-gato, anacondas e outras constritor  bem como uma infinidade de insectos aquáticos e outros peixes de todos os tamanhos que por baixo da água terrosa do Amazonas e seus afluentes criam um outro mundo subaquático talvez ainda mais fascinante.

A Amazónia Equatoriana é umas das zonas de maior biodiversidade do mundo, mas a ameaça de expansão das fronteiras petrolíferas colocam em perigo estas zonas naturais bem como o modo de vida das comunidades indígenas.

Sabiam que para salvar esta parte da Amazónia, a bem da conservação da biodiversidade  da redução de emissiones de CO2 e do respeito pelos direitos dos povos indígenas e da sua maneira de viver, o governo do Equador propõe-se a assinar um compromisso eterno para que não se explore as reservas que este território protegido contém? Para isso pede apoio à sociedade do seu país e à comunidade internacional para poder suportar o custo desta decisão, esperando com isso conseguir receber 50% do valor que obteria se optasse pela exploração destas enormes reservas escondidas sobre o manto de maior diversidade do planeta. Oxalá esta solução única e inovadora, talvez até louca, possa ser bem sucedida… podem ler mais acerca deste assunto em http://www.amazoniaporlavida.org/es/La-propuesta/

Mas será sempre muito difícil poder descrever a Amazónia, os seus sons e os seus cheiros, mas sobretudo as suas sensações.

De qualquer maneira, aqui lhes deixamos um pouquito do que pudemos trazer através de algumas imagens.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERAOLYMPUS DIGITAL CAMERA

Anúncios

2 thoughts on “Amazónia ou como lhe chamam aqui “El Oriente”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s